Você gostaria de receber entregas através de drones? Se a sua resposta foi sim, saiba que você compartilha da opinião da maioria dos internautas no Brasil que dizem se sentir confortáveis com esse tipo de serviço.
De acordo com uma pesquisa da Worldpay, companhia de processamento de pagamentos, 53% dos consumidores brasileiros com acesso à internet se sentiriam confortáveis caso drones fizessem a entrega de seus produtos. Mas será que isso é realmente seguro? E se um drone for hackeado ou entregar no lugar errado?
Essa é uma das preocupações dos pesquisadores a respeito dessa tecnologia, e um estudo revelou que a maioria dos brasileiros valorizam a segurança em compras online. Para resolver o problema das fraudes nas encomendas, a Worldpay apresentou um projeto que poderá ajudar as entregas por drones se tornarem uma realidade no mundo todo, sem abrir mão da segurança.
Esse projeto é chamado de "Drone Pay", e usa a tecnologia EMV para pagamento sem contato. Ele permite que a identidade do destinatário seja verificada, garantindo que o produto foi entregue no endereço correto e para a pessoa certa.
Na prática, os destinatários teriam em suas residências uma espécie de tapete, que serviria como local de pouso do drone. Dentro desse tapete, há um cartão, com todas as informações necessárias sobre o consumidor. Quando o drone pousar para deixar o pacote, ele lê automaticamente todos os detalhes contidos no local de pouso.
Assim, se os dados do destinatário estiverem de acordo com os obtidos no local de pouso, a encomenda é liberada. Só depois disso, o vendedor recebe o pagamento pelo produto. Isso eliminaria boa parte das chances de uma entrega errada ou alguma fraude acontecer.
Confira abaixo o vídeo do protótipo da Worldpay:
Nenhum comentário:
Postar um comentário