A SMX Systems quer entregar medicamentos usando um hexacóptero
A empresa brasileira SMX Systems realizou na última sexta-feira o primeiro teste de entrega com drones no Brasil. A simulação ocorreu em São Paulo e foi feita com a autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
O teste em questão colocou um hexacóptero para voar 500 metros com velocidade de até 32 km/h, numa altura de até 15 metros. O objetivo da empresa é entregar medicamentos usando a tecnologia futuramente.
Segundo a SMX, o drone de entrega possui um sistema avançado para garantir segurança e praticidade na entrega. Chamado de SMX-DLV-1, o hexacóptero recebe as coordenadas de entrega por meio de um software e conta com conexão com um controle remoto, caso haja algum problema e a viagem tenha que ser interrompida.
Para garantir a segurança do pacote, o dispositivo também possui rastreamento em tempo real e uma câmera que mostra a posição do drone.
As entregas com drones são interessantes para as empresas pela agilidade e seu custo-benefício. Além de evitarem fatores como o trânsito, os gastos com entregas de drone são 250 vezes menores em comparação a um carro. Além disso, os dispositivos interessam países como a China pelo baixo nível de poluição.
No caso da SMX, a empresa pretende utilizar seus hexacópteros para fazer entregas em áreas rurais, com difícil acesso ou de risco. Os drones também podem ser essenciais em situações de emergência, no transporte de medicamentos para hospitais, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário