"Dança' de Drones no Céu de São Paulo no Festival de Luzes

"Dança' de Drones no Céu de São Paulo no Festival de Luzes

Vinte drones prometem formar belas imagens luminosas
 nos arredores do Monumento às Bandeiras durante os dias 26 e 27 de outubro


Uma "dança" de drones iluminará os céus da cidade de São Paulo, nos arredores do Monumento às Bandeiras do Parque Ibirapuera, nos dias 26 e 27 de outubro, durante o evento Festival de Luzes, que é gratuito e aberto ao público. O espetáculo ocorrerá das 20h às 22h, organizado pelo Visualfarm, estúdio especializado em técnicas de arte digital.
DRONE 4

Com som de trilhas sonoras especiais, 20 drones realizarão três voos por noite, cada um com uma duração média de oito minutos. As perfomances acontecerão a uma altura de 70 metros do chão, formando imagens luminosas e tridimensionais no ar.

“Cada um dos drones será um pixel, então serão formadas imagens simétricas de baixa resolução. Assim teremos cubos, mandalas e símbolos desenhados no céu”, explica o diretor da Visualfarm, Alexis Anastasiou, à GALILEU.


Alexis conta que durante seis meses o estúdio desenvolveu a tecnologia dos drones especialmente para a apresentação. “Um drone normal não precisa ter tanta precisão, mas esse se localiza com apenas 30 centímetros de erro no ar para formar as imagens”, diz. “Cada drone também carrega uma carga de kit de lâmpada de led para acender e apagar”. 

"A Dança" dos drones tomará os arredores do 
Monumento às Bandeiras, localizado no Parque Ibirapuera
 (Foto: Wikipedia Commons)

Imagens iluminadas são frutos de um trabalho de sete softwares. O primeiro deles é um sistema em 3D, que desenha esse "balé". Outro software, por sua vez, por exemplo, fica encarregado de converter essa "dança" em trajetórias para os drones.
DRONE 4

Outros softwares desenvolvem meios para testar o trajeto e simulá-lo antes do vôo. O espetáculo é programado e depois, finalmente, há a instalação de um sistema de segurança que garante que ninguém se machuque durante a apresentação.



Vídeo exemplo de Drones Dançantes:





Gostou? Compartilhe!